sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tempo de Escola

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLA: Mais Educação, Oficinas do Contra-turno




Programa Tempo de Escola (Mais Educação e Oficinas do Contra-Turno)

O programa Tempo de Escola visa ampliar oportunidades educativas que auxiliem crianças e adolescentes a desenvolver seu potencial criativo e a interagir socialmente de forma autônoma e construtiva.

Parte do reconhecimento de que a educação tem um papel central no desenvolvimento dos indivíduos como sujeitos e cidadãos.

Oferece oportunidades dentro e fora da escola, que possibilitam a circulação e convivência em outros espaços e pessoas da comunidade escolar por meio de atividades nos campos temáticos: Corpo e Movimento, Cultura e Artes e Ludicidade.

Essas atividades, organizadas em oficinas, acontecem de maneira articulada com o currículo escolar e são desenvolvidas no período contrário a freqüência na escola.



Mais Educação

O Programa Mais Educação (Portaria Interministerial nº 17/2007) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas nos Estados, Distrito Federal e Municípios, em consonância com o projeto pedagógico da escola, ampliando tempo, espaços e oportunidades, através da articulação das políticas setoriais envolvidas e possibilitando a todos o “DIREITO DE APRENDER”.

Trata-se de um Programa Interministerial do qual fazem parte os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude.

Atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e territórios marcados por situações de vulnerabilidade social, que requerem a convergência prioritária de políticas públicas.



O que é educação integral?

A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e exigência crescente de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. Ela se dará por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral.

Este ano nossa escola oferece aos alunos as ofinas de Grafite, História em Quadrinhos, Futebol, Hip Hop, Teatro e Taekwondo.

Abaixo fotos do Grafite:











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