quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Africanidades no Ciclo II

AFRICANIDADES




Justificativa

Inspiradas na questão da implementação da Lei n° 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB) e inclui no currículo oficial de escolas públicas e privadas de ensino básico a obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Elaboramos o projeto Africanidades que propõe a discussão e a conscientização do respeito às diferenças e a valorização da história e cultura afro-brasileira e africana.

Trabalhar esta questão é essencial na construção de uma escola de qualidade e que efetivamente respeite e valorize as diferenças, sejam elas quais forem.



Publico alvo: Alunos do 2º ano do ciclo II.



Tempo de duração: Todo o ano letivo.



Objetivo geral

 Desconstruir pré-conceitos, desconstruindo a história e cultura afro brasileira através da história e cultura africana.

 Criar um espaço de construção e ampliação coletiva do conhecimento, fundamentada em uma proposta de interação de um trabalho pedagógico que permita a troca de experiências e vivências, atendendo as diferenças do grupo de alunos.



Objetivos específicos

 Conscientizar os alunos da importância das discussões sobre as relações étnico-raciais.

 Levar os alunos a uma consciência crítica em relação as questões étnico-raciais.

 Incentivar a pesquisa e estudo pelos alunos destes conteúdos.



Ações

 Discussão de práticas anti-discriminatórias com os alunos.

 Abrir espaços para reflexão e discussão sobre assuntos relativos ao tema com a comunidade.

 Desenvolver projetos coletivos e individuais de cada sala valorizando a cultura e a história afro-brasileira e africana.

 Abrir espaço nas atividades coletivas da UE para apresentação e socialização dos projetos e pesquisas.

 Tornar a comunidade mais participativa nos movimentos de valorização e respeito à diversidade através dos encontros e discussões propostas no projeto.



Avaliação

Observar durante o ano letivo as conquistas e dificuldades no desenvolvimento do projeto, e definir durante o percurso novos caminhos ou atalhos.



Conteúdos

 História da ancestralidade africana;

 História da religiosidade africana;

 Tráfico de escravos do ponto de vista do escravo;

 História e cultura afro-brasileira;

 A participação africana na formação cultural brasileira;

 Produção científica, artística e política na atualidade;

 Personalidades negras;

 Presença negra nas artes brasileiras;

 Influência da língua africana no português do Brasil.



Produto final

 Socialização de práticas

 Apresentação dos trabalhos (fotos, filmagem)

 Teatro

 Feira cultural.

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