terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Áudio - Lendas, contos e canções

Projeto desenvolvido pela professora Nely em parceria com as PAPEs Priscila e Abadia

Lendas, Contos e Canções

Justificativa reflexiva:
A educação inclusiva traz para os ambientes educativos escolares a efetivação de que antes que quaisquer ações aconteçam, a concepção de que essas mesmas não deixem nenhum aluno ou aluna de fora seja o único norteador das estratégias de trabalho pedagógico e esforços interventivos. Essa concepção inclusiva renova o pensamento da educadora e abre novos horizontes de pensar e planejar orientações didáticas que combinem com o oferecimento de propostas de aprendizagem, mais pelas satisfação humana do convívio educativo do que pelo cumprimento de direitos a serem garantidos.

A busca de continuar tentando tornar essa concepção concreta e produtiva em relação a:
  • A impossibilidade de acesso ao laboratório de informática pelas turmas com alunos cadeirantes dos 2º Anos D e H pelo defeito no elevador da escola;
  • A presença no grupo escolar de um aluno que também apresenta questões inclusivas de mobilidade e falta de visão;
  • O trabalho a ser desenvolvido, com leitura, oralidade e escrita envolvendo o gênero de contos pelos alunos durante o 3° trimestre;
  • Uso e compartilhamento de repertório de canções conhecidas do grupo;
  • A efetivação de uso das mídias oferecidas aos alunos.
 Deu origem a proposta de gravação de canções conhecidas e trabalhadas pelas duas turmas e leituras de histórias clássicas ou reescritas pelas crianças, tendo como produto final uma mídia a ser presenteada ao aluno citado acima favorecendo assim a inclusão social de todos os envolvidos de modo sistematizado e pedagógico.

Tempo Estimado: 2 meses

Objetivo: Inclusão digital

Material necessário: Netbooks, CDs de Contos, espaços dentro e fora da sala de aula para exploração e uso efetivo da criação do material; presença ao menos duas vezes da PAPE em sala de aula, para orientação das ferramentas do programa: "Audacity"; aparelho de som; mídia de gravação e reprodução em MP3 doada pela professora Nely; parceria no deslocamento dos alunos ao ambiente do laboratório, ao menos uma vez pela parte externa/rua da escola.

Desenvolvimento:
1º Momento: 
Apresentação do projeto e produto final proposto pelos alunos,
Explorar o uso do netbook como ferramenta de gravação de voz.
2º Momento:
Orientações do uso das ferramentas do programa "Audacity" com parceria das PAPEs.
3º Momento:
Ensaios dos grupos,
Gravação experimental e avaliação coletiva.
4º Momento:
Gravação efetiva em áudio no laboratório de informática.
5º Momento:
Apreciação dos áudios pelos alunos.
6º Momento:
Entrega da mídia ao aluno da outra turma em reunião das classes envolvidas.

Avaliação:
Verificação de avanços no manuseio e uso adequado do netbook com a finalidade de gravação de voz.

Ouça, depois comente:





Nenhum comentário:

Postar um comentário